Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Como fazer o acompanhamento nutricional do paciente com diabetes

HOME Blog Como fazer o acompanhamento nutricional do paciente com diabetes

O diabetes atinge 7% de toda a população brasileira, cerca de 13 milhões de pessoas. A doença crônica compromete o pâncreas, bloqueando a produção de insulina. Ela pode gerar ainda outras complicações, como a diminuição da filtragem de resíduos do sangue pelos rins, perda de sensibilidade em lugares lesionados, principalmente nos pés, além de problemas nos olhos, como glaucoma, catarata e aumento da sensibilidade. Por isso mesmo, é necessário o acompanhamento nutricional do paciente com diabetes.

Uma boa alimentação é importante para manter a saúde em dia, mas para o diabético ela é mais do que essencial. O acompanhamento nutricional melhora a qualidade de vida, previne complicações e ajuda a tratar as doenças associadas ao diabetes, além do fato de que uma dieta adequada controla a glicemia. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como se alimentar melhor quando se é portador do diabetes.

Fracionar as refeições diárias

É importante distribuir os alimentos em 5 a 6 refeições diárias. O café da manhã, inclusive, não pode ser ignorado em hipótese alguma. É essencial não fazer jejuns e se alimentar de 3 em 3 horas.

As frutas estão liberadas

Todas as frutas são permitidas. O importante aqui é não exagerar, já que tudo em excesso faz mal, inclusive as frutas. Por causa da frutose, açúcar natural desses alimentos, alguns deles devem ser consumidos com moderação. Algumas frutas podem ser consumidas moderadamente, como por exemplo a melancia, a banana, a uva e a cereja.

Muitos vegetais

É imprescindível que metade do prato seja formado por vegetais. Dê preferência aos verde-escuros e amarelos, como o brócolis, a couve e a rúcula.

Açúcar nem pensar

O diabético precisa evitar o açúcar e alimentos que possuem a substância. Adoçantes devem ser usados de forma moderada, sempre respeitando a dosagem descrita no rótulo do produto.

Nada de fritura e alimentos processados

É muito importante evitar frituras, diminuir o consumo de gorduras animais, como carnes gordas e queijos, além dos embutidos. É recomendado apostar em alimentos menos processados como pão, arroz e macarrão integral.

Como fazer o acompanhamento nutricional do paciente com diabetes?

Bom, o primeiro passo é procurar um Nutricionista. Apesar das dicas acima, é o especialista quem vai decidir qual será a melhor dieta e como será o acompanhamento nutricional do paciente com diabetes. Mas basicamente, a alimentação diária pode ser resumida da seguinte maneira:

  • 45 a 60% de carboidrato;
  • 15 a 20% de proteínas;
  • Mínimo de 20g de fibras (aveia, linhaça etc) por dia;
  • No máximo 30% de ingestão de gorduras;
  • Frutas e verduras variadas;
  • Ingestão de no máximo 2400 mg de sódio.

Além de uma alimentação saudável e controlada, é importante para o portador do diabetes controlar a glicemia e realizar exames periodicamente. Exercícios físicos também precisam fazer parte dessa rotina. Desse jeito, a qualidade de vida aumentará, assim como a prevenção das doenças relacionadas ao diabetes.

Se precisar de orientação nutricional, conte com a GastroCenter Centro Médico Stella Central. Clique AQUI e conheça a nutricionista que faz parte do nosso corpo clínico.