Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Conheça os tipos de diabetes e previna-se

HOME Blog Conheça os tipos de diabetes e previna-se

Mais de 13 milhões de brasileiros vivem com a doença. Esse número representa cerca de 7% de toda a população. Mas você sabe o que é e como se desenvolve o diabetes? É uma doença crônica que faz com que o pâncreas não produza insulina, o hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no nosso sangue – ou a produz em quantidade insuficiente para as demandas do organismo geralmente com sobrepeso ou obesidade. Quando esse hormônio falta, a glicose aumenta e com ela a quantidade de açúcar no sangue. E é aí que mora o perigo. Com excesso de açúcar no corpo, o sangue fica hiperglicêmico e, a longo prazo, órgãos, vasos sanguíneos e nervos serão danificados.

Quando não controlada adequadamente, o diabetes causa várias doenças. Os rins podem ficar com a sua capacidade de filtragem de resíduos do sangue comprometida; machucados bobos nos pés podem se transformar em grandes problemas, há perda de sensibilidade na região e a pele pode ficar muito seca; os olhos podem ficar mais sensíveis a problemas, como glaucoma, catarata, alterações na retina e até mesmo a cegueira.

Tipos de diabetes

Existem três tipos principais da doença: o diabetes 1, 2 e o gestacional. Eles acontecem por causas diversas e precisam de tratamentos diferenciados.

Tipo 1: aparece normalmente na infância e afeta cerca de 10% do universo diabético. No diabetes tipo 1, pouca insulina é liberada para o corpo, deixando a glicose no sangue em vez de ser usada como energia. O tratamento é feito com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas. Tudo isso ajuda a controlar o nível de glicose no sangue.

Tipo 2: essa é a variante que aparece frequentemente na idade adulta. O tipo 2 é causada quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Normalmente é tratado com medicamentos, atividade física e mudança na alimentação.

Diabetes gestacional: na gravidez acontecem mudanças hormonais no corpo. A insulina, por exemplo, tem a sua ação reduzida e, por isso, o pâncreas trabalha mais e produz mais hormônio. Porém, em algumas mulheres esse processo não acontece, o que gera o diabetes gestacional. O aumento de glicose no sangue durante a gestação pode fazer com que o bebê cresça demais. Isso pode gerar partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e diabetes na vida adulta.

Apesar de ser uma doença perigosa, o diabetes pode ser controlado e, principalmente, evitado em alguns casos. Acompanhamento médico, boa alimentação e prática de exercícios físicos são essenciais para que a saúde fique em dia.

Fique atento aos sinais e procure um médico Endocrinologista ao primeiro sintoma ou indício da doença.

Clique AQUI e conheça os Endocrinologistas que fazem parte do corpo clínico da GastroCenter Centro Médico Stella Central.