Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Câncer colorretal: prevenção, diagnóstico e tratamentos

HOME Blog Câncer colorretal: prevenção, diagnóstico e tratamentos

O câncer colorretal é um dos poucos que pode ser prevenido e mesmo assim, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 34 mil pessoas foram atingidas pela doença no último ano. A mortalidade desse tipo de câncer é alta – 44% em 2016 – e, por isso, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia realiza a campanha Setembro Verde. Muito mais que informar sobre os sintomas, a campanha visa conscientizar a população sobre a prevenção e a importância de um diagnóstico precoce.

Causas

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Alguns casos de tumores começam com uma lesão benigna, os pólipos. Quando diagnosticados, eles precisam ser removidos para que não evoluam para o câncer no intestino. Em outras situações é a dieta gordurosa, com muita carne vermelha, alimentos processados e pouca fibra que pode desencadear o aparecimento da doença. Junte tudo isso à obesidade, ao consumo excessivo de álcool e ao tabagismo e a receita fica ainda mais perigosa. Mas a principal causa do câncer colorretal ainda é por fatores genéticos, onde há histórico de casos da doença na família, idade acima de 50 anos, diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn.

 

Sintomas

O primeiro sinal de que algo pode estar errado é a presença dos pólipos. Eles podem ser os primeiros a aparecer e por isso é preciso ficar atento às cólicas abdominais e ao sangue nas fezes A detecção da doença é complicada, já que demora a apresentar sintomas e quando eles aparecem já ocorrem em estado avançado. Na fase avançada do câncer do intestino o paciente pode sentir dor abdominal, anemia, fraqueza, perda de peso, diarreia e constipação repentinas, fezes com sangue e com cheiro forte.

 

Diagnóstico

A detecção da doença é complicada, já que ela demora a apresentar sintomas e quando eles aparecem a doença já está em estado avançado. Para diagnosticar corretamente o câncer colorretal é necessário a realização de alguns exames como a colonoscopia, a retossigmoidoscopia flexível, sangue oculto nas fezes e o toque retal. Os tumores podem aparecer nos intestinos, colo, reto e, se não tratado adequadamente, podem se espalhar para o resto do corpo.

 

Prevenção ao câncer colorretal

Mas antes de necessitar de um diagnóstico, é preciso prevenir o aparecimento da doença. E isso não é tão difícil assim. É possível prevenir o câncer colorretal apenas com uma boa alimentação. Pois é, bons hábitos à mesa ajudam – em muito – a impedir o aparecimento da doença. Dietas ricas em fibras, frutas e verduras são essenciais. É importante também consumir peixes de duas a três vezes por semana. Outra dica é praticar exercícios físicos, cuidar do peso, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Além disso tudo é essencial visitar um proctologista anualmente depois dos 50 anos.

A prevenção é ainda a melhor forma de tratamento. Conte com a Gastrocenter para cuidar de você!

Clique AQUI e conheça os Gastroenterologistas que fazem parte do nosso corpo clínico.