Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Saiba como identificar um infarto ou AVC

HOME Blog Saiba como identificar um infarto ou AVC

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 30% dos óbitos registrados no país são resultados de distúrbios como o infanto, acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) e insuficiência cardíaca. O infarto é a segunda doença que causa mais mortes no Brasil, perdendo apenas para as cerebrovasculares, especialmente o derrame.

Ir ao cardiologista com regularidade e fazer exames preventivos ajudam no diagnóstico precoce dessas doenças. Porém conhecê-las e saber quais são suas causas e sintomas é algo importante para que se fique atento aos sinais que o corpo nos dá.

Infarto

O que é?

A doença arterial coronariana afeta as artérias do coração, comprometendo a circulação sanguínea. Isso ocorre devido a formação de placas de gorduras nas paredes dos vasos do coração. A presença dessas placas no sangue é chama de aterosclerose e conforme elas crescem, a obstrução dos vasos fica cada vez maior. Com isso, a absorção de nutrientes e de oxigênio para os músculos do coração fica comprometida, causando a angina – dor e desconforto no peito. O infarto acontece quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração são obstruídas abruptamente por um coágulo. Cerca de 8% a 30% dos casos de infarto terminam em morte.

Sintomas

O infarto provoca dores e desconforto no peito. Além disso, sintomas como falta de ar, suor, dor na região abdominal e palidez também podem estar presentes. A angina pode aparecer, principalmente, depois de alguns minutos de atividade física, esforço muscular, mudança de temperatura ou estresse emocional. Ela é o primeiro sinal de alerta e deve ser confirmada por exames como o teste ergométrico, por exemplo.

 

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O que é

Conhecido popularmente como derrame, o AVC é causado pela falta de oxigênio em alguma área do cérebro. Ele acontece por obstrução arterial ou por sangramento devido ao rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. A falta de sangue provoca paralisia de determinadas áreas do cérebro, causando a perda de funções neurológicas.

O AVC pode ser dividido em duas categorias: o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro acontece quando há entupimento da artéria e o impedimento da passagem de oxigênio para as células cerebrais que acabam morrendo. Já no hemorrágico, o vaso cerebral se rompe, causando hemorragia em algum ponto do sistema nervoso. O tipo mais comum de AVC é o isquêmico, porém o hemorrágico pode ser mais fatal.

Sintomas

O desenvolvimento do AVC pode ser silencioso. Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo, alteração da visão, dificuldade na fala ou compreensão são os principais sintomas. Outro sinal de alerta é a tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no ar, dores de cabeça fortes e persistentes e dificuldade para engolir.

No próximo artigo abordaremos métodos para prevenir essas doenças, como tratá-las e como as complicações podem deixar sequelas para toda a vida. O importante é buscar ajuda aos primeiros sinais e não deixar de visitar um ótimo cardiologista pelo menos uma vez ao ano. Se você tem histórico familiar de doenças cardiovasculares, a consulta é ainda mais importante.

A GastroCenter Centro Médico Stella Central possui os melhores profissionais e está pronta para atendê-lo e ajudar o seu coração a viver mais e com mais saúde.

Clique AQUI e conheça os Cardiologistas que fazem parte do corpo clínico da GastroCenter Centro Médico Stella Central.