Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Estalo constante no joelho pode ser Síndrome da Dor Fêmoro-Patelar

HOME Blog Estalo constante no joelho pode ser Síndrome da Dor Fêmoro-Patelar

Um dos problemas relatados com maior frequência nos consultórios dos Ortopedistas é a Síndrome da Dor Fêmoro-Patelar, também conhecida como Síndrome da Dor Anterior do Joelho. A doença afeta a articulação do joelho, entre o fêmur e a patela, e a dor aparece na região anterior do joelho. Sabe quando o joelho estala ou doí depois de muito tempo sentado? Então, pode ser sinal da Síndrome da Dor Fêmoro-Patelar!

O distúrbio não tem uma origem exata, mas ele normalmente surge por desgaste, sobrecarga ou impacto na região do joelho, provocando um desiquilíbrio da patela. É mais comuns em mulheres e tem como principais vítimas pessoas sedentárias e com grau elevado de treinamento físico. Na população ativa, a dor aparece por uso excessivo do joelho, já em pessoas inativas, a síndrome surge pela sobrecarga e desgaste, principalmente se há sobrepeso. Isso acontece porque ao dobrar o joelho, a pressão entre a patela e o fêmur aumenta.

Porém, algumas condições podem ajudar para que a dor no joelho apareça: pé chato, trauma direto ou indireto, alteração na forma da patela, rotação interna ou externa do fêmur ou tíbia, fatores musculares como fraqueza e perda de flexibilidade, e até o uso de calçados inadequados. A dor tende a piorar após a realização de atividades como corridas, caminhadas, subir e descer escadas, agachar e também ao se levantar depois de ficar muito tempo sentado.

Como tratar a Síndrome da Dor Fêmoro-Patelar?

O tratamento da Síndrome é feito de acordo com o grau da lesão. Compressas de gelo são essenciais para a terapia, principalmente após as atividades físicas. Anti-inflamatórios também podem ser uma maneira de cuidar pontualmente do problema. Exercícios como fortalecimento e alongamento do quadril, posterior da coxa, panturrilha também são recomendados. Se a lesão foi gerada por excesso de uso do joelho, o melhor tratamento é a troca por uma atividade aeróbica sem impacto.

Alguns casos pedirão correções biomecânicas, sendo necessários o enfaixamento e bandagem do joelho. Se a dor persistir por mais de seis semanas será preciso fazer um exame de imagem para analisar a situação. Se for o caso de uma lesão mais grave, como o desgaste da cartilagem retro patelar da parte posterior da patela, pode ser indicado um procedimento cirúrgico para aplainar a parte de baixo da patela.

O importante é procurar um médico Ortopedista no primeiro sinal de dor, inchaço ou vermelhidão. Consultar um médico o quanto antes pode deixar o tratamento mais rápido e tranquilo e evitar complicações!

Clique AQUI e conheça o Ortopedista que atende na GastroCenter Centro Médico Stella Central.