Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

COLANGIOPANCREATOGRAFIA (CPRE)

HOME Exames COLANGIOPANCREATOGRAFIA (CPRE)

O que é

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE é um exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos (o colédoco) e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung). A CPRE é realizada introduzindo-se pela boca até a segunda porção duodenal, um aparelho flexível com iluminação lateral que permite a introdução de um cateter plástico pelo orifício de abertura desses canais (papila duodenal ou de Vater). O objetivo é avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung pela administração de contraste radiopaco pelo cateter injetor, seguida de radiografias seriadas do abdômen. Durante o exame, as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico Endoscopista, que, a depender do diagnóstico, poderá realizar complementação terapêutica. O tratamento em questão pode incluir papilotomia (secção longitudinal da papila com bisturi elétrico ou papilótomo); retirada de cálculos por balão extrator ou cesta tipo basket; drenagem de estenoses (estreitamentos) inflamatórias ou tumorais por dilatação com sonda ou por colocação de prótese endoscópica. O exame é realizado sob regime de internação hospitalar por 24 horas.

 

Qual o preparo para o exame ?

Para a realização da colangiopancreatografia é necessário que seu estômago esteja vazio. Você deverá permanecer em jejum completo por 8 horas.

 

O que acontecerá durante o exame ?

A colangiopancreatografia será realizada com sedação sob supervisão de um anestesista para que você relaxe e adormeça. A depender da medicação empregada, você poderá sentir sensação de ardência no local da infusão e no trajeto da veia puncionada um pouco antes de adormecer.

 

O que devo fazer após a Colangiopancreatografia?

Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 10 a 30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para sua sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto empachamento no estômago. Espirros ou sensação de congestão nasal podem ocorrer caso você tenha recebido oxigênio suplementar durante o exame. Após a recuperação anestésica você será levado de volta para o seu leito. Você poderá sentir desconforto ou dor abdominal devido a flatulência decorrente da insuflação de ar no intestino realizada durante o exame necessária para visualização do tubo digestivo. Caso seja preciso, você poderá fazer uso de medicações analgésicas.

 

 

Clique AQUI e agende seu exame.