Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

MANOMETRIA ANORRETAL

HOME Exames MANOMETRIA ANORRETAL

O que é?

O exame de manometria anorretal consiste em avaliar e quantificar as pressões dos esfíncteres anais (músculos responsáveis pela continência). Esse diagnóstico é de extrema importância para pacientes com incontinência fecal, dor anal, fissura anal, fístula anal/perianal, constipação, suspeitas de megacólon idiopático ou chagásico, e de grande importância para elucidação diagnóstica e planejamento cirúrgico, garantindo um procedimento com maior segurança e exatidão, pois previne a incontinência anal e indica qual a melhor conduta a ser tomada para a escolha do procedimento cirúrgico.

Como é feito o exame?

O exame é realizado a partir de uma sonda que é introduzida via retal, com a aplicação de um anestésico local. Essa sonda é conectada a um equipamento que tem a função de perfundir água destilada pelos canais da sonda e através dessa perfusão é que temos os gráficos gerados das pressões exercidas pelos esfíncteres anais.

A duração é de aproximadamente 20 minutos contando, desde a introdução da sonda no paciente à realização do exame. O procedimento é indolor, rápido e não requer sedativo.

Como se preparar para o exame de manometria anorretal?

Normalmente não se faz nenhum preparo. A alimentação deve ser a habitual. No caso de pacientes com prisão de ventre, pode ser solicitado o uso de algum supositório na manhã do exame. O ideal é que o paciente já tenha evacuado antes do exame. Pode-se tomar qualquer medicação regular até 2 horas antes do estudo. O procedimento do exame leva cerca de 20 minutos. Será solicitado vestir um avental. O médico ou enfermeiro irá explicar o procedimento, obter uma história breve de saúde e responder a quaisquer perguntas que possa haver.

 

Clique AQUI e agende seu exame.