Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Dores nas costas? Saiba como diagnosticar e tratar a lombalgia

HOME Blog Dores nas costas? Saiba como diagnosticar e tratar a lombalgia

Segundo dados da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) , a lombalgia atinge, no Brasil, cerca de 20% dos adultos entre 20 e 59 anos, e 25,5% dos idosos, sendo que cerca de 80% das pessoas têm pelo menos algum tipo de dor lombar em alguma fase da vida. Mas você sabe o que causa, como diagnosticar e tratar a lombalgia?

A dor lombar é aquela que acontece na região mais baixa da coluna. Além disso, a lombalgia pode também estar associada a dores nas pernas. O distúrbio pode ter várias causas diferentes, o importante é conhecê-las para definir o melhor tratamento. Pensando nisso, preparamos um guia rápido com algumas informações sobre como diagnosticar e tratar a lombalgia.

Tipos de lombalgia

Primeiro é preciso entender que a dor lombar possui três tipos: a aguda, a subaguda e a crônica. Sabe quando você faz esforço físico ou fica muito tempo em uma posição desconfortável e, do nada a dor aparece? Então, essa é a aguda, o famoso mau jeito. Ela dura alguns dias e é bem dolorida. A dor subaguda é parecida com a primeira, a diferença é a duração. Nesse caso o desconforto pode levar de 4 a 12 semanas para passar.

Já a lombalgia crônica é toda aquela dor na região lombar que dura mais de 12 semanas. O desconforto normalmente diminui com o uso de analgésicos, mas ele é permanente, mesmo com menor intensidade. Hérnia de disco, degeneração de disco, distensão muscular, síndrome dolorosa miofascial, estenose da medula espinhal e artrites podem ser diagnosticadas como causadoras da dor crônica.

Quais são as causas da lombalgia?

Boa parte das lombalgias têm como causa a postura. A posição errada para se sentar, se abaixar, se deitar e carregar peso pode comprometer a região lombar, causando dores e incômodos. Então preste atenção na maneira como você trata a sua coluna, principalmente na forma como você se posta. Ter uma boa consciência postural é essencial para evitar lombalgias.

Como diagnosticar e tratar a lombalgia?

O primeiro passo para diagnosticar a lombalgia é procurar um médico Ortopedista. Ele irá realizar exames físicos e, se for preciso, pedir exames como a radiografia e quando necessário outros mais complexos, como a ressonância magnética. Com os resultados em mãos o melhor tratamento será avaliado e decidido pelo Ortopedista levando em conta o histórico individual de cada paciente.

Como prevenir a lombalgia?

Como listamos no início do artigo, cuidar da postura é muito importante para evitar que as dores na região lombar apareçam. Ter cuidado ao levantar peso, tanto na academia de ginástica quanto em casa e no trabalho, também protege a coluna e evita a dor.

De forma preventiva, a atividade física regular contribui imensamente no tratamento das dores lombares. Exercícios físicos frequentes são muito importantes para manter os músculos da região lombar fortalecidos e mais resistentes às dores e lesões.

Colchões também podem ser vilões para a região lombar, por isso evite os moles demais ou duros demais.

Conhecer as causas da lombalgia é importante para corrigir o que está sendo feito de errado e para saber como lidar com as crises. Quando tratado o motivo da dor corretamente, o incômodo é temporário. Por isso procure sempre um Ortopedista quando a dor aparecer e, principalmente, não se automedique. O remédio quando usado erroneamente pode piorar a dor e gerar outros problemas de saúde.

Conte com a GastroCenter Centro Médico Stella Central para cuidar de você. Clique AQUI e conheça o Ortopedista que faz parte do nosso corpo clínico.