Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

H. pylori: o que você precisa saber sobre essa bactéria

HOME Blog H. pylori: o que você precisa saber sobre essa bactéria

As dores de estômago podem ter vários motivos, mas a causa mais comum para esse mal é a infecção do trato digestivo por Helicobacter pylori, também conhecido como H. pylori. A bactéria vive no nosso estômago e duodeno e a infecção por ela é a mais comum nos seres humanos. Ela é encontrada em todas as populações, idades e alguns estudos sugerem que cerca de 70% dos brasileiros possuem o estômago colonizado por ela.

O contágio pela H. pylori acontece de pessoa para pessoa através do contato com vômitos ou fezes contaminadas. Em contato com o solo, essas fezes podem levar a bactéria para os alimentos e também para as fontes de água. Nos países em desenvolvimento, é a água contaminada a principal fonte de H. pylori. A bactéria é muito adaptada ao meio ácido do estômago e produz várias enzimas, algumas irritantes para as células do órgão. Outras substâncias dessa bactéria agem contra a camada da parede do estômago, deixando-a desprotegida contra o conteúdo ácido. Resultado? Inflamação na mucosa do estômago, gastrite, podendo até chegar ao desenvolvimento de uma úlcera péptica.

Porém, há subtipos da bactéria que são mais agressivas e outras não, o que explica a ocorrência de sintomas apenas em poucas pessoas contaminadas. É importante salientar que o Helicobacter pylori em si não causa sintomas. Os pacientes contaminados com H.pylori que apresentam queixas o fazem pela presença de gastrite ou úlceras pépticas provocadas pela bactéria.

 

Como reconhecer os sintomas?

  • Dor ou desconforto, como uma queimação na parte superior do abdômen;
  • Sensação de inchaço na barriga;
  • Rápida saciedade da fome, normalmente depois de comer uma pequena quantidade comida.

 

H. pylori causa câncer?

Não. A bactéria é um fator de risco para câncer gástrico, mas ela por si só não causa câncer. A gastrite crônica não tratada pode causar atrofia da mucosa gástrica ou metaplasia intestinal que são processos de transformação da mucosa devido à gastrite – seja ela por H. pylori ou não. Por sua vez, a atrofia ou metaplasia intestinal podem causar displasia do epitélio, gerando um câncer.

 

Como é o diagnóstico?

Ele pode ser feito por endoscopia digestiva, através de biópsias do estômago. Essa endoscopia será para uma avaliação do estômago e também para o diagnóstico de gastrites, úlceras e tumores.

O tratamento só é indicado para casos em que há gastrite, úlcera, linfoma gástrico, adenocarcinoma gástrico, filhos de pacientes com câncer gástrico, uso crônico de anti-inflamatórios, portadores de anemia e de dispepsia funcional.

 

O importante é observar os sinais que o nosso corpo nos dá e procurar um médico Gastroenterologista ao primeiro sinal de dores, queimação ou desconforto.

Clique AQUI e conheça os Gastroenterologistas que fazem parte do corpo clínico da GastroCenter Centro Médico Stella Central.