Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Você conhece os vírus que causam a hepatite?

HOME Blog Você conhece os vírus que causam a hepatite?

As hepatites ainda são um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A doença se caracteriza pela inflamação do fígado e acontece por infecção viral, uso de alguns remédios, abuso de álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Silenciosa, a hepatite demora a apresentar sintomas e quando eles aparecem a pessoa pode se sentir cansada, ter febre, mal-estar, tontura, enjoo, dor abdominal, vômitos, pele e olhos amarelados. Se não for tratada, a doença evolui para casos mais graves como cirrose e câncer.

São cinco tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E e elas são transmitidas através do contágio por água, alimentos e fezes infectadas, por transmissão sanguínea, relações sexuais, compartilhamento de seringas ou outros materiais cortantes e também entre mãe e filho, durante a gravidez, no parto e na amamentação. Cada tipo de hepatite tem uma característica diferente e é muito importante conhecer cada uma delas.

Tipos de hepatite presentes no Brasil

Apesar de existirem cinco tipos da doença, três vírus da hepatite são mais comuns no Brasil: as do tipo A, B e C.

Hepatite A: ela é transmitida através de água, alimentos, fezes e contato direto com pessoas infectadas. É muito comum em áreas onde há baixas condições de saúde e higiene das pessoas. Ela afeta crianças e jovens adultos em sua maioria.

Hepatite B: o contágio se dá por sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas e também de mãe para filho durante a gestação. Usuários de drogas injetáveis e pessoas com múltiplos parceiros sexuais são os mais afetados pela doença.

Hepatite C: a transmissão acontece por contato direto com sangue ou materiais perfuro cortantes contaminados. Além dos usuários de drogas injetáveis, pacientes de hemodiálise, profissionais de saúde e aqueles que receberam hemotransfusões antes de 1994 são os mais suscetíveis a esse tipo de infecção.

O diagnostico da doença é feito por exames laboratoriais de sangue e o tratamento inicial é feito com repouso, hidratação e boa alimentação. Não é recomendado tomar remédios durante os dias que durarem a infecção, já que o fígado não consegue metabolizar as substâncias. Bebidas alcoólicas também são proibidas durante a infecção. Em alguns casos será necessário internação no hospital, mas apenas naqueles quadros mais graves.

A prevenção das hepatites virais inclui saneamento básico, boa higiene pessoal, uso de preservativo nas relações sexuais, uso de agulhas e seringas descartáveis, uso de objetivos cortantes pessoais, como barbeadores, alicates, etc, e vacinação para os tipos A e B do vírus.

Todo cuidado e prevenção é essencial. A hepatite é perigosa e pode causar vários transtornos. Cuide de você e procure um infectologista ao primeiro sinal da doença.

Clique AQUI e conheça o Infectologista que atende na GastroCenter Centro Médico Stella Central.