Eletrocardiograma é o registro da variação dos potenciais elétricos que se originam durante a atividade elétrica do coração. Estes sinais elétricos podem ser detectados na superfície do corpo e registrados através da utilização de um aparelho chamado eletrocardiógrafo. O exame é um excelente auxiliar no diagnóstico de grande número de cardiopatias e outras condições patológicas.
O eletrocardiograma é realizado com a pessoa em repouso. Tecnicamente, o exame é muito simples, mas sua interpretação tem que ser feita com cuidado. Para realizá-lo, utilizam-se eletrodos colocados nas pernas, braços e no tórax. Esses eletrodos captam a atividade elétrica do coração que passa para os tecidos vizinhos e chega até a pele. Essa informação é enviada para um aparelho (eletrocardiógrafo) que as registra num papel e, analisando seu traçado, é possível saber se há sequência de batimentos, se o ritmo é normal e a atividade cardíaca rápida ou lenta. Geralmente pode ser aplicado pelo próprio médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem. Mas a avaliação apenas pode ser dada pelo médico responsável pela solicitação do procedimento.
Após ser conduzido à sala onde será realizado o exame, o paciente deve permanecer deitado na maca. De preferência, o paciente deve estar calmo e descansado há pelo menos 10 minutos, e sem ter fumado há pelo menos 40 minutos. Aplica-se um gel especial na parede torácica anterior (tórax-frente), nos punhos e tornozelos, onde serão colocados os eletrodos para melhor transmissão dos impulsos elétricos através da pele. Depois colocam-se eletrodos adesivos nas partes onde foram aplicadas as porções de gel. Os eletrodos são conectados a fios, ligados ao eletrocardiógrafo, o aparelho utilizado usado para registrar os impulsos elétricos do coração. O traçado do registro propicia ao médico 12 visões distintas da atividade elétrica do coração. O registro é impresso em papel, para ser interpretado pelo médico responsável.
Duração prevista – 5 minutos.
Terminado o exame o paciente é liberado.
Imediatamente após a realização do exame.
Unidade Centro:
Segunda a Sexta: das 08h às 20h
Sábado: das 08h às 12h
Unidade Sabin:
Segunda a Sexta: das 07h às 17h30
Sábado: das 08h às 12h
Entre em contato