Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

10 exames que você pode realizar na GastroCenter

HOME Blog 10 exames que você pode realizar na GastroCenter

Desde 1995 atuando nas especialidades de gastroenterologia e endoscopia digestiva, a GastroCenter conta com uma gama de 10 exames para realizar diagnóstico de diversas enfermidades.

Colocação de balão intragástrico

Um dos procedimentos realizados aqui é a colocação do balão intragástrico. A técnica consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar algum do espaço, de forma que a pessoa não sente necessidade de comer muito ou com muita frequência, favorecendo a perda de peso.

A colocação de balão intragástrico para emagrecer é bastante rápida e feito com sedação. O processo pode provocar náuseas, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana.

É preciso verificar o IMC do paciente e seu histórico de outras enfermidades e tentativas anteriores de perda de peso para verificar se o procedimento é necessário.

Endoscopia digestiva alta

A endoscopia digestiva alta é um exame no qual um tubo é introduzido através da boca até ao estômago para permitir observar as paredes de órgãos como o esôfago, o estômago e o início do intestino.

Algumas das doenças que podem ser identificadas através da endoscopia são:

– Gastrite;

– Úlcera gástrica ou duodenal;

– Varizes esofágicas;

– Câncer.

O exame dura cerca de 30 minutos e é indolor. O preparo para a endoscopia inclui fazer um jejum de pelo menos 8 horas e não utilizar medicamentos antiácidos.

Colonoscopia

O exame de colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante à da endoscopia e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal.

A colonoscopia dura entre 30 e 60 minutos, utiliza sedação e detecta a forma mais comum de câncer. Por isso, qualquer pessoa acima dos 45 anos deve incluir o procedimento em sua rotina de exames. Pessoas com histórico familiar de câncer de intestino precisam consultar um médico para saber a idade apropriada para começar a realizar o exame.

Manometria esofágica

O exame é realizado através da introdução de uma sonda de silicone pela narina até o estômago.

A manometria esofágica permite ao médico avaliar o funcionamento do esôfago através da medição de suas pressões. O processo dura de 15 a 30 minutos e não utiliza sedação.

Para se preparar, o paciente deve cumprir jejum completo de 6 horas e suspender medicações para o estômago ou esôfago 48 horas antes do exame.

Manometria anorretal

A manometria anorretal é um procedimento que utiliza de uma sonda, introduzida pelo ânus por poucos centímetros, para avaliar e quantificar as pressões dos esfíncteres anais (músculos responsáveis pela continência).

O exame dura aproximadamente 20 minutos, é indolor e não requer sedativo. Ele é importante para casos de constipação intestinal crônica e incontinência fecal.

Phmetria Esofágica

A Phmetria esofágica é um exame que mede a presença de pH ácido dentro do esôfago com o objetivo de diagnosticar a Doença do Refluxo Gastroesofágico.

O procedimento consiste na inserção de um cateter através da narina, faringe e esôfago, até o estômago. Esta sonda fica conectada a um aparelho que grava as informações do exame por 24 horas. Durante esse tempo, o paciente deve anotar o início e final de cada refeição. No dia seguinte, a pessoa deverá retornar e o aparelho será retirado.

Para o preparo, alguns medicamentos devem ser suspensos antes do dia do exame e deve ser realizado jejum de 6 horas.

Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica

Abreviado de CPRE, o procedimento tem como objetivo avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung pela administração de contraste, seguida de radiografias seriadas do abdômen.

Para realizar o exame, o paciente deve realizar 8 horas de jejum e permanecer internado no hospital por 24 horas.

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica diagnostica doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal.

Eletrocardiograma

Este exame avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através dele, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

O eletrocardiograma detecta problemas cardíacos e dura apenas cerca de 10 minutos. Mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos devem fazer o exame anualmente.

Retossigmoidoscopia

Retossigmoidoscopia é um exame indicado para visualizar alterações ou doenças que afetam a porção final do intestino grosso. Para a sua realização, é introduzido um tubo com uma câmera na ponta através do ânus. Essa câmera é capaz de detectar lesões, pólipos, tumores, entre outros.

O preparo para a retossigmoidoscopia depende do tipo de exame que será feito.

Teste respiratório de intolerância

O teste respiratório detecta intolerância à:

– Lactose

– Frutose

– Sacarose

– Sorbitol

– Xylose (para diagnóstico de enteropatia)

O exame também diagnostica supercrescimento bacteriano no intestino delgado por Lactulose ou Glicose.

O procedimento mede a quantidade de hidrogênio no ar soprado após ingestão de substrato a ser pesquisado misturado em 1 copo d’agua por 20-30 minutos por 2 a 3h.

O paciente não pode fazer uso de antibióticos 7 dias antes do exame e não pode fumar no dia.

GastroCenter: 26 anos de atendimento humanizado

Se você sente qualquer desconforto ou percebeu alterações em seu sistema digestivo, procure um médico gastroenterologista para que ele te encaminhe os exames necessários para o melhor diagnóstico e tratamento do seu caso.

Para realizar seus exames, agende na GastroCenter! Atendemos a diversos planos de saúde. Ligue para:

Unidade Centro: (32) 3233-3038 | (32) 3216-3639

Unidade Albert Sabin: (32) 3249-7124 | (32) 3237-9150