Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Agosto dourado: o mês da amamentação materna

HOME Blog Agosto dourado: o mês da amamentação materna

Você sabia que todos os meses do ano possuem cores e campanhas específicas? Isso ocorre para que haja conscientização da população e discussões entre autoridades e sociedade civil sobre temas importantes, principalmente para a nossa saúde. Agosto é o mês dedicado à amamentação materna e recebe a cor dourada.

 

O Agosto Dourado foi criado em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) como um desdobramento da Semana do Aleitamento Materno – realizada desde 1992 entre os dias 1 e 7 de agosto. A campanha é uma oportunidade para incentivar e estimular a amamentação, reforçando que o ato é importante para a saúde do neném, já que ela auxilia na formação do sistema imunológico dos pequenos.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que toda criança receba o leite materno até os 2 anos de idade, sendo ele o alimento exclusivo dos bebês até o sexto mês de vida.

 

Por que a amamentação materna é tão importante?

 

Como já te contamos, o leite materno é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema imunológico da criança nos primeiros meses da vida. Ele é tão incrível porque é rico em anticorpos e protege o bebê de várias doenças como a diarréia, as infecções respiratórias, as alergias e ainda ajuda a diminuir o risco de doenças na vida adulta, como hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto. Sem contar que o leite materno é limpo, já sai quentinho e pronto para ser consumido. O ato de sugar o leite também favorece um bom desenvolvimento da face da criança, da respiração, da fala e dos dentes.

 

Mas não é só o bebê que é beneficiado pela amamentação. As mamães também ganham muitas vantagens com o ato. Ele ajuda a diminuir a ansiedade, fazendo com que a mulher se acalme naturalmente. O ato de amamentar também reduz mais rapidamente o peso após o parto, além de diminuir os riscos de anemia, diabetes e de desenvolvimento de câncer de mama e ovário.

 

Vale lembrar que a amamentação é um momento especial entre mãe e filho, de construção de vínculo, de conhecimento e reconhecimento. Ela precisa ser celebrada e incentivada.

 

Conheça e conte com a Gastrocenter Centro Médico Stella Central para cuidar de você em todas as fases da vida. Visite o nosso site e conheça a nossa equipe e infraestrutura.