Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Compreendendo e combatendo a Obesidade

HOME Blog Compreendendo e combatendo a Obesidade

A obesidade é uma condição de saúde complexa que transcende aspectos puramente estéticos, sendo caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Não podemos simplificar a obesidade como mero resultado de hábitos alimentares inadequados. Trata-se de uma condição multifatorial e recidivante, influenciada por diversos elementos, tais como o aumento na ingestão de alimentos ultraprocessados, a falta de atividade física, predisposição genética e até mesmo a carência de acesso a alimentos saudáveis devido a políticas públicas insuficientes.

O diagnóstico dessa enfermidade geralmente envolve a mensuração do Índice de Massa Corporal (IMC) e a avaliação do acúmulo de gordura abdominal. A obesidade está intimamente relacionada a diversos fatores de risco, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, os quais exercem um impacto significativo na qualidade de vida.

A abordagem para tratar essa condição deve ser adaptada às particularidades de cada indivíduo, considerando seus gostos e rotina. É crucial dar preferência a alimentos in natura, preparados em domicílio, e reduzir o consumo de produtos processados e bebidas açucaradas para alcançar resultados efetivos.

É fundamental desmistificar concepções equivocadas sobre essa enfermidade, tais como atribuir a culpa ao indivíduo por suas condições ou associar a obesidade unicamente a doces e carboidratos. A complexidade dessa condição vai além dessas noções simplistas.

Além das implicações físicas, a obesidade também afeta a saúde mental dos pacientes devido ao estigma social associado a ela. Iniciativas de conscientização, como a campanha “Um outro jeito de olhar: vamos falar sobre obesidade”, têm como objetivo combater esse estigma e promover uma nova perspectiva em relação às pessoas que convivem com essa condição.

A obesidade é uma preocupação global, sobretudo entre crianças e adolescentes, em decorrência do estilo de vida sedentário e do consumo de alimentos processados. Grupos sociais menos privilegiados são mais impactados devido à falta de acesso a alimentos saudáveis e à insuficiência de políticas públicas.

O endocrinologista desempenha um papel crucial no tratamento dessa enfermidade, mas é imperativo compreender que essa condição requer uma abordagem multidisciplinar, considerando tanto os aspectos físicos quanto os psicológicos.

 A mensagem primordial é que a obesidade é uma condição séria que afeta a saúde e o bem-estar, e com o apoio adequado, mudanças no estilo de vida e tratamento apropriado, é possível fazer a diferença. Não hesite em buscar o auxílio de profissionais de saúde para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar. Sua saúde é uma prioridade.