Unidade Centro: 32 3233-3038    32 3216-3639
Unidade Albert Sabin: 32 3249-7124    32 3237-9150
Siga:

Há cura para as olheiras?

HOME Blog Há cura para as olheiras?

Apesar de não serem uma doença de pele, as olheiras causam incômodo em muita gente. Além de envelhecerem o rosto, as manchas escuras abaixo dos olhos dão um aspecto de cansaço.

Mas o desenvolvimento delas nem sempre está ligado a quantidade de sono. As olheiras podem aparecer por questões genéticas, pelo acúmulo de pigmentos escuros de células queratinosas existentes em torno dos olhos ou por vasos capilares de coloração escura, além de casos em que a pele fine permite a visualização desses vasos.

O que podemos adiantar é que não há uma cura para a olheira. A condição pode ser tratada e prevenida, com uma série de processos estéticos ou caseiros.

Um destes é o preenchimento com ácido hialurônico. O composto orgânico é produzido naturalmente pela pele, mas vai diminuindo conforme o envelhecimento do corpo e acaba aumento a aparição de olheiras.

Também é possível fazer um peeling com ácido e uma eliminação a laser. Em todos os casos, é fundamental uma visita ao médico dermatologista, para que ele determine se algum dos procedimentos é contraindicado ao paciente.

Para quem quer resolver o problema em casa, também há algumas dicas. A aplicação de um compressa fria de chá de camomila 5 minutos antes de dormir é uma delas, e serve para acalmar a pele e clarear a área dos olhos.

A temperatura fria ajuda nesse clareamento. Por isso, também é interessante passar uma pedra de gelo três vezes, por cerca de 10 segundos, na área afetada logo após acordar. Uma folha de papel alumínio gelada também pode funcionar.

E as rodelas de pepino e batata sobre os olhos também funcionam, não é mito! Assim como as técnicas anteriores, o frio faz uma vasoconstricção na pele, ou seja, deixa a região menos inchada e, além disso, tanto o pepino como a batata são capazes de clarear a pele naturalmente.